segunda-feira, 30 de maio de 2011

DENIM PREMIUM: Mudança nos ventos

Se bons, ou não, só o tempo dirá. Fato é que os ventos mudaram e a ventania acabou derrubando um gigante: a Diesel acaba de anunciar o fechamento das lojas da marca no Brasil. A unidade da rua Haddock Lobo já está fechada desde o último fim de semana e as outras  2 unidades terão sua última semana de atividades. O motivo foi a queda nas vendas apesar do corte de 30 a 35% nos preços das peças.

Ícônica, a marca italiana é sinônimo de glamour, requinte e denimwear Premium nas terras brasileiras (apesar de figurar atendendo a classe media na Europa) e sempre ocupou lugar de espelho para as marcas nacionais, tanto no tocante a design, quanto no que diz respeito ao life style (sim! O denimwear é um). Então, inevitável pensar .....           

Será um alerta? Será que a marolinha se transformou num tsunami e acabou atingindo o país do futuro? Perguntas inevitáveis para os habitantes desse mundinho fashion, sobretudo para todos os participantes da indústria têxtil, e ainda mais, para os cidadãos do setor ‘jeanseiro’ (like me!).

             A queda (mesmo que pontuada: limitada ao nosso ‘mercadinho’ nacional) de um gigante de linha Premium provocada pela pedrada dos reflexos de uma crise econômica tem o poder instantâneo de estender a discussão a níveis reais, palpáveis. Nosso pais emergente, não estava preparado para o mercado de luxo? Não tínhamos (apesar de todos afirmarem o contrario, e da explosão de lojas do mercado de luxo por aqui) poder de consumo, poderio de compra para absorver esse tipo de produto? Nosso comportamento, nosso “gosto” é tão diverso dos experimentados em outros mercados, assim, não gerou o consumo necessário? Todo o recall das marcas de luxo não susteem, não justificam, seu preço num pais emergente?
Em outras palavras: o problema é preço, produto/design ou marketing?

            A nossa marolinha (que de marola não teve nada, e nem se foi!) veio numa praia queestava ‘invadida’ por muitos bons vendedores de coco. Aqui se tem cocos, bananas e abacaxis para todos os gostos e bolsos o que torna a disputa por um lugar ao sol bem acirrada.

            E, como disputa é coisa que jamais nos amedrontou, lançamos mão de todos os recursos conhecidos da indústria e do senso comum (técnicos e intrínsecos) para preparar nossos cocos e bananas. Todos, dos mais caros (sim, pois temos um dos melhores denim Premium do mundo! E sim, acredito na força desse mercado!) aos mais módicos (atenção navegantes: esse nicho anda cada vez mais exigente!) com um tempero que só nosso “mercadinho” tem.

            Quer a resposta pra pergunta? O problema é preço, produto ou marketing? Talvez (e sou do tipo que realmente acredita nisso!) seja apenas falta de um velho-conhecido-nosso-de-cada-dia: jogo de cintura!

             Sim! Que fique a marolinha, pois nós temos bananas!
                       


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